Com Marcelo Dibo, diretor executivo

Chegar à maioridade com um projeto grandioso: a inauguração de um novo prédio, anexo ao já existente. A construção, recém-inaugurada, reúne o que há de mais moderno e inovador na Medicina em uma estrutura projetada para garantir o conforto e o acolhimento necessários ao paciente.

“Buscamos oferecer o que há de melhor em equipamentos e inovação, mas sem deixar de lado a assistência, o atendimento humanizado, o bem-estar e a segurança dos profissionais e pacientes que frequentam nossa unidade”, explica o Diretor Executivo, Marcelo Dibo.

Com a inauguração, o Hospital Badim passou a contar com 15,7 mil m² de área construída e setores como Emergência, Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico por Imagem e CTI foram instalados no novo prédio. Somente a Emergência ocupa um andar inteiro e funciona com um sistema diferenciado de atendimento, que garante mais agilidade ao cuidado e redução do tempo de espera. Ao chegar ao hospital, os pacientes graves continuam tendo prioridade de atendimento imediata. Já os menos graves passam por uma triagem feita pela Enfermagem e, em seguida, são direcionados ao consultório médico. Caso sejam necessários exames, medicação ou outros procedimentos, o paciente não volta para a sala de espera; é encaminhado para uma segunda avaliação com o mesmo médico que o atendeu, otimizando, com isso, a permanência no hospital.

A nova estrutura também permite o diagnóstico e tratamento imediato de casos de Infarto Agudo do Miocárdio e de Acidente Vascular Cerebral, doenças que lideram o número de mortes no país. Os protocolos implementados no setor, o treinamento altamente especializado das equipes médicas, certificadas em Suporte Avançado de Vida no Trauma, pelo Colégio Americano de Cirurgiões, ou em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, pela American Heart Association, e a prontidão no atendimento possibilitam que pacientes com suspeita dessas doenças recebam total prioridade no socorro.

A Emergência conta, ainda, com dois leitos exclusivos para o atendimento a casos de trauma, como atropelamento, acidentes de carro, afogamento, perfuração por projetil de arma de fogo, entre outros.

 

Estrutura de ponta

O novo Centro Cirúrgico abriga seis salas, todas com equipamentos de alta tecnologia que permitem, por exemplo, a realização do dobro de cirurgias em relação ao espaço anterior e a ampliação da Hemodinâmica, que, agora, funciona 24h e realiza procedimentos de alta complexidade, como cateterismo e angioplastia. O setor também conta com uma unidade de recuperação pós-anestésica com sete leitos, um Centro Integrado de Controle, onde é possível gravar todas as cirurgias, transmiti-las em tempo real em videoconferências, visualizar exames na própria sala de cirurgia, entre outras possibilidades, e uma unidade pós-operatória com 11 leitos. Este espaço funciona como uma UTI exclusiva para pacientes que passaram por cirurgias.

“Queremos que nossos pacientes e seus acompanhantes consigam desconectar um pouco do ambiente hospitalar convencional. Por isso, todo o projeto do hospital foi pensado para oferecer o melhor que existe nesse segmento”, acrescenta Dibo.

Uma ressonância magnética e um tomógrafo com 80 canais, um dos mais modernos do estado e que suporta até 310 kg, integram o Centro de Diagnóstico por Imagem, que oferece o suporte necessário aos setores que demandam por esses exames.

Após a inauguração do novo prédio, o Hospital Badim passou a contar com 128 leitos de internação, sendo quatro suítes master com 63 m² cada uma, com antessala e banheiro para acompanhantes e serviços exclusivos, UTI com 32 leitos e 11 leitos de Unidade Cardiointensiva com iluminação natural.

O hospital possui, ainda, Day Clinic, setor de nutrição próprio, serviço de fisioterapia com equipe multidisciplinar e profissionais especializados para atendimento aos pacientes internados no CTI, dois pavimentos com 60 vagas de garagem e um staff com cerca de 60 médicos em mais de 20 especialidades.