Com Alexandre Scotti, coordenador da Unidade Cardiointensiva

Você sabia que parada cardíaca e Infarto Agudo do Miocárdio não são a mesma coisa? A parada cardíaca acontece após uma sequência de batidas irregulares do coração, causando uma disfunção elétrica que paralisa o órgão. Com isso, o músculo interrompe o bombeamento de sangue para o resto do corpo, podendo levar à morte rapidamente. No Infarto, a artéria coronariana (vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração) é obstruída por um coágulo formado por uma placa de gordura que entope este canal vital e bloqueia a irrigação de sangue de parte do coração. Nesse processo, acontece a morte celular do tecido cardíaco pela falta de oxigênio, que, dependendo da gravidade, também pode ocasionar o óbito. Nos dois casos, é fundamental o socorro rápido.

“O infarto é a causa mais comum da parada cardíaca na população em geral, mas outros fatores podem levar à parada cardíaca como embolia pulmonar, insuficiência cardíaca e arritmias cardíacas”, explica o cardiologista da Emergência Cardiológica 24h do Hospital Badim, Alexandre Scotti.

Sintomas

Enquanto na parada cardíaca a vítima fica inconsciente, não responde a estímulos e para de respirar, no Infarto os sintomas principais são dor e desconforto no peito e nos membros superiores, suor excessivo e náuseas. Vale ressaltar que os sinais, muitas vezes, começam devagar e duram por horas ou até dias antes de acontecer o infarto em si. Outro dado importante é que no Infarto o coração não necessariamente para de bater.

Saiba como prevenir e tratar

Nem sempre é possível prevenir uma parada cardíaca, mas levar uma vida saudável, evitando o stress e os fatores de risco para doenças cardiovasculares como tabagismo, diabetes, obesidade, colesterol alto e hipertensão arterial, e praticar atividades físicas regularmente pode reduzir consideravelmente as chances de o problema acontecer. O mesmo vale para o Infarto; manter bons hábitos ajuda muito a prevenir um episódio da doença.

O cateterismo é o tratamento mais moderno para vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio. O procedimento, realizado no novo setor de Hemodinâmica do Hospital Badim, é significativamente mais rápido e eficaz do que a desobstrução por medicamentos.

“Já foi comprovado que a técnica reduz a mortalidade da doença quando comparada a outros tratamentos e ajuda a devolver o paciente mais rapidamente à sua rotina. Quando um paciente chega na nossa Emergência Cardiológica com quadro suspeito ou confirmado de Infarto, ele é encaminhado para a realização de um cateterismo de urgência e a desobstrução da artéria coronária na Hemodinâmica”, ressalta Scotti.

O cateterismo ajuda a diagnosticar e tratar doenças cardíacas com a introdução de um cateter – que é um tubo flexível extremamente fino – na artéria do braço ou da perna do paciente, que é conduzido até o coração.

No Hospital Badim, o atendimento para tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio funciona 24h e conta com médicos certificados em “Suporte Avançado de Vida em Cardiologia”, pela American Heart Association.