Com Pedro Badim, ortopedista

Problemas ortopédicos ocupam o terceiro lugar entre as ocorrências em pacientes que procuram a Emergência Ortopédica do Hospital Badim. Lombalgia, entorse de tornozelo e pé e tendinite nas articulações dos braços e punhos são os mais comuns. O envelhecimento do corpo, a prática de atividades físicas sem o acompanhamento correto e hábitos da vida moderna ajudam a aumentar essas estatísticas. Você sabe o que fazer quando surgem os primeiros sintomas desses problemas?

“Nos três casos, são indicados analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios para o alívio imediato da dor até chegar à Emergência Ortopédica. Nas entorses e tendinites, é aconselhável, ainda, colocar uma compressa gelada sobre o local pelo maior tempo possível, com o cuidado de não queimar a pele. O uso de imobilizadores parciais da região afetada até chegar ao hospital também está liberado, desde que não fique muito apertado. É bom também que a pessoa esteja com um acompanhante para ajudá-la na locomoção para não haver risco de comprometer ainda mais o membro afetado e aumentar a lesão ou provocar uma queda”, explica o ortopedista Pedro Badim.

Lombalgia tem alta prevalência entre os brasileiros

A lombalgia, a popular dor nas costas, acomete, principalmente, a região lombar, e pode vir acompanhada de outros sintomas como sensação de choque, parestesia (diminuição de sensibilidade e formigamento) e paresia (diminuição da força) dos membros inferiores. O problema é tão sério que é a primeira causa de invalidez entre as aposentadorias previdenciárias e acidentárias no Brasil.

As crises de lombalgia podem aparecer em períodos específicos, pela manhã ou no final do dia, e podem durar muitas horas. As causas vão desde hérnia de disco, mais comum em pacientes acima dos 50 anos, a espasmos musculares que surgem em praticantes de esportes e em pessoas que permanecem em posturas inadequadas ao sentar ou andar, carregar peso ou que ficam muitas horas em pé.

“O uso de remédios para aliviar a dor não anula a necessidade da procura pelo atendimento de um ortopedista, pois é fundamental descobrir a causa do problema. Se os sintomas se tornarem crônicos, não hesite: vá a um pronto atendimento para uma avaliação clínica”, ressalta Pedro.

Entorses e tendinites: cuidado para o problema não evoluir

As entorses são corriqueiras entre praticantes de esportes, pela utilização de calçados inadequados ou por alguma distração durante uma caminhada no dia a dia. As causas, em geral, variam de acordo com a faixa etária do paciente: em pessoas muito jovens, pela imaturidade óssea; em pacientes mais velhos por conta da redução da densidade óssea, principalmente em quem tem osteoporose ou usa medicações regulares que acarretam esse efeito.

“A maior preocupação quando um paciente sofre uma entorse é se houve alguma fratura, distensão muscular ou de tendão ou ruptura de ligamentos. O tratamento é feito de acordo com cada caso, podendo exigir somente imobilização ou até mesmo cirurgia”, esclarece o ortopedista do Hospital Badim.

A tendinite, inflamação de um ou mais tendões que provoca inchaço e dores, tem causas parecidas com as entorses e também é comum surgir pelo excesso na repetição de movimentos, tanto nas atividades laborais quanto em exercícios.

Sentiu dor, incapacidade de suportar pequenas cargas no membro afetado, movimento restrito, edema, hematomas, calor e rubor na região? Procure uma Emergência Ortopédica imediatamente. Somente exames clínicos e de imagem é que definem o diagnóstico e o melhor tratamento dos dois problemas.

Exclusividade no atendimento ao trauma

A nova Emergência Ortopédica 24h do Hospital Badim conta com uma área voltada para casos de trauma. Dois leitos recebem exclusivamente pacientes com problemas ortopédicos, inclusive vítimas de atropelamento, acidentes de carro, afogamento, perfuração por projetil de arma de fogo etc. Além disso, a unidade tem, no mesmo andar, um Centro de Diagnóstico por Imagem que também funciona 24h, equipado com um tomógrafo – dos mais modernos do estado e que suporta até 310 kg – e uma ressonância magnética.