Com Bruno Zawadzki, coordenador da Emergência
A maioria das pessoas já precisou ou vai precisar de um atendimento de Emergência em algum momento da vida. Mas você sabe quais requisitos, além da proximidade física, devem ser levados em conta na hora dessa escolha?
De acordo com o coordenador da Emergência 24h do Hospital Badim, Bruno Zawadzki, é fundamental que o paciente opte por hospitais que contem com serviços essenciais para o diagnóstico, como exames complementares e de imagem – tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia e ecocardiograma, por exemplo.
“Em grande parte dos casos que chegam à Emergência será necessário, além da consulta clínica, realizar exames que ajudem a diagnosticar o problema do paciente. Por isso, é muito importante procurar um atendimento hospitalar que tenha essa estrutura e que o resultado dos exames seja ágil. Vale lembrar que temos dois leitos exclusivos para atendimento a casos de trauma, como vítimas de atropelamento, acidentes de carro, afogamento, entre outros problemas ortopédicos”, explica Zawadzki.
Outro ponto a ser observado é a qualificação das equipes que atuam nas Emergências, tanto médicas quanto de Enfermagem. “No Badim, temos na nossa Emergência médicos certificados em Suporte Avançado de Vida no Trauma, pelo Colégio Americano de Cirurgiões, e em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, pela American Heart Association”, conta o coordenador.
Qualidade reconhecida
A qualidade geral do hospital, que inclui estrutura, atendimento, segurança, humanização, entre outros pontos, pode ser, muitas vezes, confirmada através das chancelas oferecidas por instituições de acreditação hospitalar.
No caso do Hospital Badim, desde 2007 a unidade é acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das principais agências acreditadoras do país. Em 2011, o hospital conquistou o selo “Acreditado com Excelência” pela organização, certificado que vem mantendo desde então.
Nossa estrutura
A Emergência 24h do Hospital Badim ocupa um andar inteiro e tem capacidade para receber cerca de 5 mil pacientes por mês. Além disso, o setor conta com um Centro de Diagnóstico por Imagem equipado com dois equipamentos de tomografia computadorizada, um deles que suporta até 310 kg – um dos mais modernos do estado, uma ressonância magnética, dois equipamentos de Raios-X, ecocardiograma e ultrassonografia.
Um novíssimo Centro Cirúrgico composto por seis salas com equipamentos de última geração e novos leitos de CTI dão o suporte necessário aos casos mais graves.