Com Maurício Forneiro, coordenador da Clínica Médica
O rotavírus é uma das principais causas de internação por diarreia nos hospitais brasileiros. O problema é muito comum e pode acontecer em qualquer idade. A estimativa é que todas as crianças até os cinco anos tenham pelo menos um episódio de infecção por rotavírus e que uma em cada 300 infectadas possa morrer em consequência das complicações, sendo a desidratação a principal delas. Nos adultos, a infecção por rotavírus costuma ser menos grave.
O diagnóstico clínico do rotavírus pode ser confirmado por um exame laboratorial específico para pesquisar a existência do vírus nas fezes do doente. A contaminação é feita através da alimentação e do contato direto entre as pessoas por utensílios, brinquedos, água e alimentos contaminados. Por isso, é importante manter as medidas básicas de higiene em dia, como lavar as mãos antes de comer, depois de usar o banheiro e ter cuidado com a procedência dos alimentos.
A diarreia é o principal sintoma de contaminação por rotavírus e pode vir acompanhada de muco e sangue. O paciente infectado também pode ter febre, mal-estar, vômito, coriza e tosse. “O tratamento das consequências do rotavírus é feito através do incremento da hidratação, alimentação saudável e repouso. Em alguns casos pode ser necessário internação e hidratação intravenosa e essa avaliação deve ser feita pelo médico”, explica o coordenador da Clínica Médica do Hospital Badim, Maurício Forneiro.
A infecção por rotavírus pode durar até uma semana, pois o vírus se reproduz no organismo, que costuma demorar mais para se recuperar do que nos casos de intoxicação alimentar, por exemplo.
A vacina contra o rotavírus faz parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde e é gratuita. São duas doses administradas via oral, uma aos 2 meses de vida do bebê e outra aos 4.
Como se prevenir:
- Use sempre água tratada para beber e preparar os alimentos;
- Lave bem as mãos, especialmente após usar o banheiro e trocar as fraldas de crianças, antes das refeições e quando for preparar os alimentos;
- Procure o médico assim que surgir uma diarreia aguda;
- Lave bem e deixe mergulhados em solução desinfetante frutas e legumes que serão ingeridos sem cozimento.