Com Pedro Badim, ortopedista

Os brasileiros nunca se exercitaram tanto. Segundo dados da Associação Brasileira de Academias, o Brasil já é o maior mercado de academias de ginástica da América Latina e o segundo no mundo. O calor da estação e os excessos gastronômicos do final de ano são os estímulos que muitos precisam para começar a perder medidas.

O ortopedista Pedro Badim destaca que as principais consequências da prática exagerada de atividades físicas são as lesões de músculos e articulações. Pacientes hipertensos, com problemas de coluna ou alterações cardiovasculares precisam redobrar os cuidados. “As articulações da coluna, joelhos e quadril são as mais propensas às distensões e inflamações”, explica o especialista. Por isso, todo cuidado é pouco. Pedro destaca que os programas de exercícios, tanto os das academias quanto os amadores, pedem acompanhamento médico “É recomendável que as atividades só sejam iniciadas após avaliação médica. Dessa forma, reduzimos as chances de o paciente sofrer fraturas ou até mesmo um mal súbito durante uma sessão de exercícios”, pondera.

Longe das academias

Para quem pretende abrir mão do agito das academias nesse verão, as atividades ao ar livre são uma boa opção. A recomendação do ortopedista é que as atividades comecem sempre com ciclos pequenos, que podem ser aumentados na medida em que o organismo responde positivamente, ou seja, sem dores, fadiga ou falta de ar. Pedro explica, ainda, que as atividades na praia devem ser feitas com cautela “A areia oferece mais obstáculos ao corpo do que o asfalto, por exemplo. Por isso, as chances de entorses são maiores”, completa o ortopedista.

Dicas preciosas para todos os atletas

Confira algumas dicas para quem pretende ingressar ou intensificar a prática de exercícios nessa estação:

– Nunca comece ou aumente um programa de exercícios sem passar por uma avaliação médica. Lembre-se de informar se está tomando medicação ou se passou por algum problema de saúde recente;

– Escolha uma atividade prazerosa. É mais fácil manter o ânimo para fazer algo que você realmente goste.

– Invista no aquecimento e no alongamento sempre, antes e depois dos exercícios, respectivamente;

– Fique atento ao seu corpo. Se aparecerem sinais como dores, edemas e hematomas procure ajuda médica;

– O mais importante: respeite sempre o seu limite. As pessoas respondem de forma diferente a programas idênticos de exercícios. Insistir em atividades que causam desconforto ou dor pode causar lesões e fraturas graves. Lembre-se que nem todas as atividades que fazem bem ao seu amigo, por exemplo, podem ser benéficas para você.