Com Guilherme Cotta, cirurgião bariátrico
A cirurgia bariátrica é, de forma geral, um procedimento seguro para pacientes que precisam reverter casos de obesidade severa. Existem diferentes técnicas para realizar a cirurgia, mas, independente de qual seja a escolhida, o paciente deve estar ciente de que sua vida passará por mudanças significativas após a intervenção.
“O sucesso do procedimento depende, em boa parte, da adesão do paciente ao tratamento. Não basta a cirurgia bariátrica apresentar um resultado satisfatório. O paciente deve ser disciplinado, seguir à risca as orientações médicas e mudar hábitos no seu dia a dia”, explica o cirurgião bariátrico do Hospital Badim, Guilherme Cotta.
Reduzir a ingestão de alimentos e manter a dieta recomendada pela equipe médica, incluindo a suplementação, aumentar a hidratação, priorizando o consumo de água, sucos naturais e água de coco, manter sob controle possíveis doenças associadas à obesidade, como diabetes, colesterol e hipertensão, e respeitar o período para iniciar ou retomar as atividades físicas são alguns dos cuidados fundamentais para garantir um desfecho positivo da cirurgia bariátrica.
A saúde emocional também merece atenção antes e depois da cirurgia bariátrica. Após o procedimento, não são raros casos de depressão, automutilação e alcoolismo. “O sobrepeso pode estar relacionado a questões psicológicas e a cirurgia não garante que elas desapareçam. Por isso, o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é essencial durante todo o processo”, ressalta Cotta.