Com Bruno Zawadzki, coordenador da Emergência
A infecção urinária é um problema recorrente entre as mulheres e é mais preocupante quando surge por diversas vezes durante um período. Por conta da dor que causa e da rápida evolução da infecção urinária após o início dos sintomas, é comum que esses casos acabem parando na emergência.
A infecção urinária tem maior incidência nas mulheres por conta das características anatômicas do corpo feminino, que acabam facilitando a ocorrência do problema. A uretra da mulher é muito mais curta do que a do homem e está mais próxima do ânus, facilitando a passagem de micro-organismos para o trato urinário.
“As mulheres na menopausa e as portadoras de diabetes descontrolado são mais suscetíveis ao problema. As relações sexuais, momento em que a uretra pode sofrer microtraumas, também podem facilitar a entrada de bactérias que causam a doença”, explica o coordenador da emergência do Hospital Badim, Bruno Zawadzki.
Sintomas
Os sintomas da infecção urinária são facilmente reconhecíveis: ardor ao urinar, necessidade urgente de eliminar a urina, apesar de às vezes ser escassa, dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre, febre e sangue na urina em alguns casos.
Quando o próprio organismo não consegue eliminar sozinho as bactérias que causam a infecção urinária, o tratamento é feito com o uso de antibióticos, sempre receitados por um médico. Nos casos de infecção urinária de repetição – três ou mais episódios durante 12 meses –, é indicado consultar um nefrologista, já que pode ser necessário um tratamento mais prolongado.
Siga essas dicas e evite o problema:
– Beba muita água. O líquido ajuda a expelir as bactérias da uretra e da bexiga;
– Evite roupas íntimas muito justas. Elas facilitam a proliferação das bactérias;
– Troque os absorventes com frequência;
– Procure urinar sempre depois das relações sexuais. Isso favorece a eliminação das bactérias que ficam no trato urinário;
– Mantenha limpas as regiões da vulva e do ânus. Use o papel higiênico de frente para trás;
– Nunca segure a urina na bexiga.