Os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) começaram a registrar um aumento nos casos de intoxicação por produtos de limpeza – 23,3% a mais nos primeiros quatro meses do ano em comparação ao mesmo período de 2019. O crescimento ocorreu devido ao surto do novo coronavírus, em que as autoridades sanitárias passaram a recomendar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies como medida de prevenção da doença.
Para minimizar os riscos de intoxicação e orientar o uso responsável dos produtos de limpeza, a Anvisa divulgou um alerta sobre a questão e emitiu um documento com orientações para a população.
Para minimizar os riscos de intoxicação e orientar o uso responsável dos produtos de limpeza, a Anvisa divulgou um alerta sobre a questão e emitiu um documento com orientações para a população.
A Anvisa também emitiu um alerta aos pais, enfatizando que “esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade”, por conta das embalagens coloridas diferenciadas e devido à curiosidade infantil. Segundo os dados dos CIATox, de janeiro a abril de 2020 foram recebidos 1.540 chamados relacionados à intoxicação em adultos, provocados por produtos de limpeza. Esse número salta para 1.940 atendimentos em relação ao público infantil.
Conheça as medidas recomendadas pela Anvisa:
– Manter os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais;
– Evitar o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados;
– Não deixar detergentes e produtos de limpeza em geral debaixo da pia ou em chão de banheiro;
– Ler e seguir as instruções descritas no rótulo do produto;
– Evitar a mistura de produtos químicos;
– Garantir ventilação adequada quando for manusear o produto;
– Inutilizar embalagens vazias dos produtos, de preferência separada de outros lixos;
– Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito e tenha sempre disponível o número 0800-722-6001 do CiaTox.