O Rio de Janeiro está em meio ao processo gradativo de retomada dos serviços. É hora de voltar a cuidar da saúde, que ficou em segundo plano para muitas pessoas por conta da pandemia e dos riscos de contaminação por Covid-19. A preocupação com o contágio e os respectivos cuidados para evitá-lo devem continuar a ser prioridade máxima, mas as doenças não esperam para progredir. Por isso, os casos que demandam atendimento de emergência e aqueles que têm indicação de cirurgia eletiva precisam ser tratados com a devida atenção e segurança.

Desde o começo da pandemia, todos os pacientes que chegam à Emergência do Hospital Badim com sintomas de Covid-19 passam por testagem para a doença. Se o resultado der positivo, são encaminhados para a internação seguindo rotas e protocolos específicos para esses casos, priorizando o isolamento e a segurança de todos. A unidade reservou um andar da internação e um CTI exclusivamente para esses pacientes.

Para voltar a realizar as cirurgias eletivas com segurança, o Hospital Badim estabeleceu a Rota Segura do Paciente, conjunto de protocolos que começa quando ele chega à recepção para dar entrada na internação e o acompanha até a alta hospitalar. Elevador exclusivo, testagem para Covid-19 em pacientes e acompanhantes, andar de internação e CTI próprios, equipes médica e de Enfermagem exclusivas à assistência pré e pós-operatória e ampliação da higienização do centro cirúrgico e dos demais setores fazem parte das novidades. Se esse paciente testa positivo para Covid-19 no momento da internação, ele tem a cirurgia adiada.

A alta tecnologia que implementamos no nosso novo centro cirúrgico, inaugurado há menos de dois anos, também vem ajudando na retomada das cirurgias eletivas. O setor conta com seis salas com equipamentos de última geração, unidade de recuperação pós-anestésica com sete leitos, Centro Integrado de Controle, onde podemos gravar todas as cirurgias, transmiti-las em tempo real em videoconferências, visualizar exames de imagem na própria sala de cirurgia, entre outras possibilidades, e uma unidade pós-operatória com 11 leitos. Este espaço funciona como uma UTI exclusiva para pacientes que encontram-se em pós-operatório.

Veja nesse vídeo tudo o que preparamos para receber nossos pacientes com total segurança! #RetomadaBadim