Com Marco Aurélio Moutinho, cardiologista
Que o tabagismo, a hipertensão e o colesterol alto são fatores de risco para doenças cardiovasculares todos já sabem. Mas o importante papel da flora intestinal na prevenção de doenças do coração poucos conhecem. “O funcionamento irregular do intestino pode favorecer a proliferação de bactérias que favorecem a disseminação hematogênica e se esse processo chegar até o coração, corre o risco de causar problemas àquele paciente que já apresenta anormalidades em alguma válvula cardíaca”, alerta o cardiologista Marco Aurélio Moutinho.
Segundo Moutinho, quando essa cadeia de desequilíbrio atinge o coração pode provocar uma doença chamada endocardite bacteriana, que é um quadro tratado somente com antibiótico e, na maioria das vezes, há necessidade da troca da válvula afetada. O especialista reforça que o trânsito intestinal regular é um importante elemento para um coração saudável. “E a melhor maneira de manter o bom trânsito intestinal é através da alimentação adequada, que, na sequência, previne também as doenças cardiovasculares”, destaca o médico.
Moutinho explica que o intestino humano tem uma quantidade e diversidade gigantescas de bactérias, que compõem a conhecida microbiota ou flora intestinal. Estas bactérias são fundamentais para o trânsito intestinal, refletindo na saúde cardíaca. Veja as recomendações do cardiologista para manter essa relação entre os órgãos sempre equilibrada.
- incluir na dieta diária alimentos ricos em probióticos, como iogurtes;
- não ficar segurando a vontade de ir ao banheiro;
- consumir alimentos ricos em fibras;
- hidratar adequadamente o corpo;
- praticar atividades físicas regulares.