Com Marco Aurélio Moutinho, cardiologista
A clássica dor no peito sempre preocupa e, geralmente, é sinônimo de problemas graves, sendo o infarto o diagnóstico mais possível. “A dor ou desconforto na região do tórax e na parte superior do abdome até o umbigo, pode ser sintoma da Síndrome Coronariana Aguda, que requer uma rápida intervenção médica para evitar o seu agravamento”, avalia o cardiologista Marco Aurélio Moutinho, do Hospital Badim. Por isso que nesses casos, o paciente sempre deve procurar uma emergência logo que perceber os primeiros sintomas.
Os sinais de alerta para infarto são de dor torácica aguda, associada a náuseas, vômitos e sudorese, podendo ainda irradiar para o membro superior esquerdo, dorso ou mandíbula. “É importante estar atento a esses sintomas, para que o paciente procure o setor de emergência o mais rápido possível e inicie o tratamento precoce”, alerta o especialista.
Mas a dor no peito também pode indicar outros problemas de saúde, como a miocardite, pericardite, doenças digestivas e pulmonares, além dos casos de músculos ou ossos lesionados, síndrome do pânico e do coração partido. Em todas as hipóteses, o paciente deve sempre procurar um médico, pois ser socorrido rapidamente aumenta a chance de sobrevivência no caso de infarto.