Com Rodriguo Rodrigues, gastroenterologista

Mesa farta, com pratos apetitosos e bebidas para todos os gostos. A ceia de Natal é um desafio para qualquer dieta. Com tantas opções de comidas e drinques é quase impossível não cometer o pecado da gula. Mas para manter a saúde, a melhor dica é a temperança, ou seja, evitar os excessos, priorizando os sabores que mais gosta em pequenas porções. Assim, é possível evitar a sensação de mal-estar e os problemas gastrointestinais. Em relação ao álcool, os exageros costumam causar problemas graves, desde uma ressaca aos possíveis acidentes.

“Antes de começar ingerir bebidas alcoólicas, a dica é beber bastante água e ir intercalando o líquido com os copos de drinques. Dessa forma, os efeitos do álcool perdem um pouco da intensidade e a ressaca também é amenizada”, explica o gastroenterologista do Hospital Badim, Rodriguo Rodrigues. Em relação à ceia, o especialista lembra que o preparo dos alimentos deve ser bem criterioso e com maior atenção no armazenamento e tempo à mesa, especialmente no verão, para não transmitirem bactérias patogênicas, como a salmonelas e os stafilococcus aureus, que provocam problemas gastrointestinais.

“Quem está preparando a ceia deve manter as saladas em refrigeração, assim como molhos a base de leite e os que levam ovos, além das carnes. Um distúrbio gastrointestinal, dependendo da reação do organismo e tipo de agente, pode levar a pessoa a uma emergência”, alerta o médico.
Rodrigues chama a atenção para uma situação que pode ser ainda mais graves para quem possui comorbidades, como pressão alta ou diabetes. Geralmente, os pratos elaborados para as festas costumam levar mais temperos e sal, o que pode interferir na pressão sanguínea. “Por isso que entre o Natal e o Ano Novo atendemos na emergência um número maior de casos de infarto e AVC, ocasionados pelo consumo exagerado de comida inadequada para aquele paciente ou de bebida alcoólica”, destaca o médico.

Para quem saiu um pouco ‘da linha’ nas festas de fim de ano, Rodrigues também recomenda uma boa noite de sono, pois ajuda o corpo a reequilibrar as suas funções, além de manter as atividades físicas para queimar as inevitáveis calorias adquiridas durante as confraternizações.

Veja as dicas do especialista para você preparar uma ceia saudável junto à sua família.

  • Ao optar pelas bebidas alcoólicas, priorizar as com menor teor alcoólico; nunca beber com estômago vazio, pois a agressão do álcool ao organismo será bem maior;
  • Se for se alimentar de produtos que contém alto teor de gordura, como pernil e salada de maionese, por exemplo, acrescentar no prato alimentos ricos em fibra, que diminuem a absorção desses alimentos pelo organismo e amenizam os efeitos da gordura no tubo digestivo;
  • Dar preferência aos sucos naturais, inclusive os cítricos, no lugar de refrigerantes, que costumam agredir a mucosa gástrica;
  • Dá preferência aos alimentos preparados em casa, especialmente as saladas frias, especialmente para manter um controle de qualidade;
  • Comemore o Ano Novo com muita alegria e empolgação, porque esses sentimentos fazem bem à saúde, mas, reforçando, modere as bebidas alcoólicas. E que tenhamos um bom 2022!!