Dores nas costas, nos joelhos, ou fraqueza e dormência nos músculos. Esses são alguns dos sintomas que podem fazer você procurar um ortopedista o quanto antes. Não ignore o seu corpo!
O médico ortopedista é especializado no diagnóstico e no tratamento de problemas relacionados a ossos, músculos, ligamentos e articulações de todo o corpo. Dessa forma, esse profissional é habilitado para avaliar lesões e disfunções que podem comprometer a estrutura músculo-esquelética do indivíduo.
Mas, além de tratar, ele é responsável por orientar na prevenção de lesões e traumas em atividades comuns do dia a dia ou especiais, como atividades esportivas. É ele também quem vai examinar, prescrever medicamentos, terapias, e realizar intervenções cirúrgicas, caso necessário.
Com isso, listamos 6 sintomas que podem fazer você procurar um ortopedista:
Dores nas costas
De acordo com o ortopedista do Hospital Badim, Dr. Pedro Badim, a dor nas costas é considerada um pequeno incômodo, muito banalizado com o avançar da idade. Algumas pessoas acreditam que não é necessário se preocupar com algo que é comum.
“A dor insistente nas costas nada tem a ver com faixa etária. A dor nas costas pode ser causa ou consequência de inúmeras doenças ortopédicas”, disse o Dr. Pedro Badim.
Formigamentos
“O formigamento é uma consequência da compressão dos nervos responsáveis por transmitir mensagens do cérebro e para ele. Às vezes, pode acontecer acompanhado da perda de sensibilidade no membro (mãos e pés)”, explica o Dr. Pedro Badim.
Rigidez nos músculos
É provocado pela falta de atividade física, no caso, o excesso de horas em única posição.
“Não é à toa que os maiores atingidos pela rigidez dos músculos são pessoas que trabalham sentadas e pouco fazem alongamentos”, explicou o ortopedista.
Fraqueza muscular
Sabe aquela perda de força no músculo? É importante saber que os movimentos da articulação dependem da força muscular.
“Se sente fraqueza muscular, é possível que também sinta dor. Isso pode ocorrer por causa de alguma lesão ou rompimento de músculos e tendões. Nesse caso, vai causar mais dor do que incapacidade funcional se for agudo.”, exemplifica o Dr. Pedro Badim. “Uma ruptura extensa pode apresentar uma deformidade local também”, finaliza.
Dor nos joelhos
O joelho é a articulação que mais sofre com lesões, traumas e doenças. A sua importância na movimentação dos membros inferiores e em atividades do dia a dia como andar, correr, pular, sentar e ficar em pé, torna ele um ponto de atenção.
Não deixe para depois! Havendo qualquer sintoma, procure o nosso ambulatório de ortopedia. Nossa emergência conta com uma estrutura de ponta, altamente tecnológica e com uma equipe multidisciplinar pronta para atendê-lo!
Vale ressaltar que além do ambulatório de ortopedia, o Hospital Badim também conta com ambulatórios de cardiologia, cirurgia geral, clínico geral, dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista, neurocirurgia, proctologia e urologia.