A proctologia e coloproctologia é a área da medicina que trata doenças do intestino grosso, reto e ânus. Entre as mais comuns estão as hemorróidas, constipação ou diarréia crônicas, infecções e câncer colorretal. É comum que os pacientes adiem a consulta com o especialista por receio ou até mesmo vergonha, chegando ao consultório com medo de ter alguma doença irreversível.

O cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Badim, Dr. Guilherme Cotta, conta quais são as doenças tratadas por este especialista:

Retocolite Ulcerativa

Trata-se de doença que acomete o intestino grosso (cólon e reto). Ela se caracteriza por inflamação da camada superficial do intestino chamada mucosa. Não há uma causa definida, portanto não tem tratamento específico para sua cura. No entanto, é passível de controle através de medicamentos.

Prolapso Retal

Esta doença se caracteriza pela exteriorização do reto através do orifício anal. Pode ser um prolapso completo ou parcial. No último caso, apenas a camada mucosa (a mais superficial) se faz notar. Seu surgimento é mais frequente na infância ou na idade avançada.

Pólipos intestinais

É uma alteração causada pelo crescimento anormal da mucosa do intestino grosso (cólon e reto). É uma das condições mais comuns que afetam o intestino, ocorrendo em 15 a 20% da população. Inicialmente são diminutos e benignos (adenoma), podendo crescer até sofrerem transformação maligna (adenocarcinoma). Por este motivo é tão importante a remoção dos pólipos, com a finalidade de prevenir o câncer.

Condilomas e HPV

Também conhecidos como verrugas anais, os condilomas são pequenas lesões com formato e aparência de verrugas que podem afetar a pele em torno do ânus, podendo surgir também no interior do canal anal. Outras regiões vizinhas também podem ser afetadas pelas lesões, principalmente a pele da área genital, períneo, nádegas e virilhas. O sintoma mais comum é o prurido (coceira), podendo apresentar também sangramento e, mais raramente, dor.

Incontinência anal

É a incapacidade de controlar a eliminação, pelo ânus, de gases ou fezes de consistência líquida, pastosa ou sólida até o momento desejado. Varia desde pequenas perdas de gás ou líquido até acidentes.

Hemorróidas

São veias dilatadas na região anal que manifestam sintomas e por isto é melhor referir como doença hemorroidária. É um problema frequente na população geral. Existem dois tipos: internas e externas, de acordo com a posição. As hemorroidas externas se formam no canal anal e região externa, sendo recobertas por uma pele bem sensível. Ao contrário, as internas estão na parte mais interna do ânus e são recobertas pela mucosa intestinal.

Doença diverticular

É a presença dos divertículos no intestino grosso. Estima-se que aos 50 anos de idade metade da população, homens e mulheres, tenha divertículos, assim como praticamente todos aos 80 anos. Os pacientes portadores de diverticulose são assintomáticos.

Recomendamos a procura de um especialista em caso de qualquer sintoma.