Hipertensão (pressão alta) acomete pessoas em todas as fases da vida, de todas as classes sociais. Os sintomas costumam aparecer apenas em fases mais avançadas ou quando a hipertensão aumenta de forma abrupta.nike air jordan 11 cool grey
the wig shop
mens nike air max
adidas yeezy boost 350 v2

cheap nfl jerseys

best sex toys for couples
team jerseys
cheap adidas shoes
adidas yeezy slides onyx
sex toy stores
nike air max 270

“Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Sendo assim, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias”, explica o gerente médico do Hospital Badim, Dr. Antonino Eduardo.

Para explicar melhor essa doença, o Dr. Antonino respondeu seis perguntas:

É possível ter hipertensão se meus pais não têm?

Sim. Um indivíduo cujos pais são hipertensos está sob risco mais elevado do que outros de tornar-se hipertenso ao longo da vida, mas esse não é o único fator que contribui para o aparecimento da doença. Existem outras condições como sedentarismo, dietas com consumo excessivo de álcool e sal, sobrepeso ou obesidade.

Como eu descubro se tenho hipertensão?

A hipertensão, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é uma doença assintomática ao longo dos anos. Sendo assim, a maneira de fazer o diagnóstico é através de um rastreamento dos indivíduos adultos, saudáveis ou com outras condições de saúde, com aferições frequentes da pressão arterial.

Qual a importância de saber se sou hipertenso?

A importância é grande, pois a hipertensão é um fator de risco para o desenvolvimento de aterosclerose, que pode causar complicações futuras como infarto do miocárdio, AVC (popularmente conhecido como derrame), doença renal crônica, doença ocular, aneurisma de aorta, entre outras complicações graves de saúde.

O que o sal tem a ver com a pressão alta?

Até hoje, todos os mecanismos de desenvolvimento da hipertensão arterial não são totalmente conhecidos, mas existe um fator claramente associado a ele que é a ingestão excessiva de sal, por exemplo.

É possível tratar hipertensão sem medicamentos?

Sim, uma parcela das pessoas hipertensas conseguem ser tratadas apenas com medidas gerais não medicamentosas. Isto é, a adoção de um estilo de vida mais saudável como um todo, com prática regular de exercícios físicos, dieta equilibrada restrita em sal, sem ingestão excessiva de álcool, manutenção do peso adequado. São medidas que podem controlar a pressão arterial, sem a necessidade de medicamentos.

Devo tomar medicamentos somente quando minha pressão sobe?

Não, medicamentos para pressão arterial são de uso contínuo, ou seja, o indivíduo que está com a pressão controlada com uso de medicações deve continuar usando os medicamentos, pois assim ela permanece controlada. Os ajustes, as trocas de medicamentos e eventuais efeitos adversos devem ser levados ao médico, clínico ou cardiologista, para que esses façam as avaliações adequadas e os ajustes pertinentes.