Com o oncologista Paulo Perelson e a mastologista Tainara Miranda

O mês de outubro é dedicado para alertar as mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas também precisamos nos atentar ao cuidado da saúde como um todo. No Brasil, os cânceres de colo de útero e o de mama são os que mais acometem as mulheres. Por isso, é importante você realizar seus exames anualmente.

O oncologista do Hospital Badim, Paulo Perelson, destaca que a grande medida diagnóstica para o câncer de colo do útero é o exame preventivo ginecológico, o papanicolau. “Ele deve ser iniciado nas mulheres com vida sexual ativa, ou a partir dos 25 anos. Isso deve ser feito anualmente, até cerca dos 70 anos”, atenta o médico. Vale observar que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 16 mil novos casos da doença somente este ano.
Para o câncer de mama, neoplasia maligna mais incidente nas mulheres, os registros do INCA estimam cerca de 66 mil novos casos por ano e 18 mil mortes anuais pela doença.

“A gente sabe que 70% desses cânceres são esporádicos, ou seja, não têm ligação com história familiar ou mutação genética conhecida. Por isso, deve-se atentar aos fatores de risco que são o tabagismo, exposição à radiação ionizante, consumo de álcool elevado, sedentarismo, obesidade pós-menopausa e uma maior exposição ao estrogênio”, esclarece a mastologista do nosso hospital, Tainara Miranda.

Segundo a médica, um dos fatores agravantes da doença é o diagnóstico tardio do câncer de mama. “Sabemos que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e que, quanto mais avançado, maior a chance de recidiva local e de metástase. Por isso, a importância da mamografia no diagnóstico precoce. Toda mulher com 40 anos ou mais deve fazer sua mamografia anualmente”, alerta a especialista.

Confira abaixo algumas dicas de saúde para evitar a doença, compartilhadas por nossos especialistas:

  • Praticar atividade física regular. Pelo menos 150 minutos semanalmente;
  • Ter uma alimentação saudável. Evite os alimentos ultraprocessados;
  • Evitar o tabagismo. O cigarro contém diversas substâncias cancerígenas;
  • Reduzir o consumo de álcool. Limitar este consumo a uma dose/dia.

E você, tem seguido as dicas dos nossos especialistas para ficar com a saúde em dia?