Com a psicóloga Helena Camarinha

Saúde. Essa é a condição primordial para a qualidade de vida e termos disposição para a realização das nossas metas. O início de ano é a época mais propícia para fazermos um check-up físico e mental, pois estamos na empolgação de um novo ciclo e com as esperanças renovadas pelas boas vibrações do reveillon. “Aproveite o momento para fazer os seus exames anuais. Com os resultados em mãos, procure os especialistas para fazer as devidas adaptações na alimentação, na medicação ou até no estilo de vida. Mas não esqueça do tempo precioso de descansar o corpo e a mente da rotina estressante, procure relaxar e procurar atividades diferentes nesse período”, orienta a nossa psicóloga, Helena Camarinha.

Ela recomenda iniciar as mudanças necessárias na rotina de forma gradativa. “Adote a prática de atividades físicas, principalmente ao ar livre, mas faça isso aos poucos, respeitando os limites do corpo. Procure se desconectar do celular, limitando o seu tempo de uso. Vá retirando da rotina tudo aquilo que é motivo de estresse e aborrecimentos. Assim, vai conseguir fazer uma higiene mental”, diz a especialista.

Segundo Helena, a falta de motivação e de disciplina podem desestimular a prática de atividade física. Um caminho de mudar essa sensação é buscar modalidades que dão prazer e que possam se transformar em um hábito. “Uma caminhada diária, por exemplo, já é um bom começo. A alimentação saudável, livre de açúcar, gordura e alimentos industrializados, pode contribuir com o processo, dando mais ânimo e energia para o cumprimento das metas”, indica.

A psicóloga tem outra dica importante: “Quando retornar do período de férias, tente manter as conquistas e busque novos horizontes. Não deixe a falta de tempo atrapalhar a realização dos objetivos e lembre-se que os momentos de descontração são fundamentais, pois eles fazem bem para a saúde física, mental e ainda nos deixam mais preparados para enfrentar as tarefas do trabalho, do estudo e pessoais”. E para ter um ano mais tranquilo, Helena recomenda organizar as finanças e tentar cumprir as metas econômicas estabelecidas em janeiro. “Assim, você vai evitar momentos de estresse durante os meses seguintes”, afirma.