Com o clínico geral Antonino Eduardo Neto
Planejamento. Essa é a palavra de ordem do mês de janeiro. E isso também inclui os cuidados com a saúde. O check-up médico é o caminho para quem quer prevenir problemas de saúde e organizar uma rotina saudável pensando em todos os meses do ano. Mas qual médico você deve procurar? O clínico geral. Esse especialista vai fazer o seu exame físico e te encaminhar para uma bateria de exames capaz de detectar qualquer problema de saúde. “O tratamento precoce de qualquer doença tem maior eficácia e aumenta a chance de cura”, destaca o clínico geral e gerente médico do Hospital Badim, Antonino Eduardo Neto.
Na consulta, o clínico avalia os principais fatores de risco e doenças que o paciente pode desenvolver, com base no seu relato e histórico familiar. “Hábitos como tabagismo, alimentação não saudável, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e sedentarismo representam risco elevado para hipertensão arterial e colesterol alto, que são fatores de risco para outros problemas de saúde”, explica Antonino.
O nosso clínico destaca que adiar o check-up representa maior risco para a saúde, com o agravamento da doença. “O paciente que sofre, por exemplo, de hipertensão arterial, que é um problema silencioso, precisa acompanhar esses parâmetros regularmente. Os riscos que os hipertensos estão expostos quando não fazem o controle da doença vão desde o infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais até uma trombose venosa profunda. E a medicação desse grupo precisa ser revisada anualmente, para maior eficácia”, destaca.
Abaixo, selecionamos os principais exames indicados durante o check-up:
- hemograma;
- exame de fezes e urina;
- verificação do nível de colesterol;
- índice de massa corporal (IMC) e testes de obesidade;
- verificação de diabetes;
- colonoscopia;
- ultrassonografia total do abdômen;
- radiografia do tórax;
- teste ergométrico;
- mamografia;
- testes de pressão arterial;
- Papanicolau, para as mulheres, e exame de próstata, para homens acima dos 40 anos.