Quem não quer uma vida tranquila? Apesar de muito almejada, só alcança essa condição quem tem disciplina e cuidados com a saúde. Então, inclua essas quatro orientações médicas nas suas metas para esse ano:
Check-up: Comece o ano fazendo check-up, independente de qualquer problema de saúde.
“Muitas doenças graves são silenciosas, não apresentam sinais e sintomas na sua fase inicial. No check-up, esses problemas podem ser detectados e viabilizar o tratamento precoce, que evita a evolução da doença e oferece maior chance de cura”, frisa o clínico geral Antonino Eduardo Neto.
Forma física: Coragem! Você consegue deixar o sedentarismo no passado.
“O exercício físico pode funcionar como uma válvula de escape para os períodos mais difíceis. Isso porque ao praticar atividade física, a pessoa elimina toxinas e libera dopamina, conhecido como o hormônio da felicidade. Aos poucos, o indivíduo recupera a sua disposição, que reflete em toda a sua rotina, na sua produtividade profissional e relacionamentos pessoais”, destaca Antonino.
Dieta saudável: Livre-se de gorduras saturadas, produtos industrializados e coma em horários regulares.
“O bom funcionamento do organismo depende de uma alimentação balanceada e bem distribuída durante o dia, respeitando os horários das principais refeições. Consultar um nutricionista para adequar o cardápio ao seu ritmo de vida e comorbidades é um caminho seguro e que pode evitar o agravamento de doenças. A falta de nutrientes pode causar sintomas como fraqueza, fadiga e interferir diretamente na qualidade da sua rotina”, explica a nossa nutricionista Giselle Barros.
Seja flexível com as suas metas: Não cobre tanto de você mesmo.
“Faça uma lista de metas dentro da sua realidade, não crie grandes expectativas com situações que podem não se concretizar. Escreva metas alcançáveis e inicie com metas de curto e médio prazo. Assim, você evita frustrações, e sintomas de ansiedade e depressão”, orienta a psicóloga Helena Camarinha.