Com a pneumologista Simone Lamas

A alergia é caracterizada por uma reação acentuada do sistema imunológico em contato com um agente externo que o organismo interpreta como sendo agressor. O fenômeno pode acontecer em qualquer fase da vida, independente de idade, faixa social e pode afetar diversos órgãos. Por conta do Dia Mundial da Alergia, em 8 de julho, o tema ganha relevância e os especialistas destacam a importância da prevenção e tratamento dos mais diversos tipos de alergias.

“As pesquisas mais recentes nos mostram uma incidência maior de processos alérgicos e esse aumento pode ter como gatilho as mudanças bruscas de temperatura e o estilo de vida”, diz a pneumologista Simone Lamas, responsável pela especialidade no Hospital Badim. As alergias podem se manifestar de várias formas: respiratórias, cutâneas, alimentares e até medicamentosa.

As respiratórias mais comuns são a asma, rinite, sinusite e bronquite, que podem provocar espirros, coriza, tosse, coceira no nariz e na garganta e até dificuldade para respirar. “É importante nesses casos procurar ajuda médica ou uma emergência. O médico pode indicar exames de imagem de acordo com a avaliação clínica do paciente, ou prescrever o tratamento mais adequado para evitar agravamento do quadro e complicações pulmonares”, indica a especialista.

A médica cita alguns agentes e medidas para evitar complicações com as alergias.

Pelo dos animais de estimação

A causa da alergia não está exatamente no pelo do animal, mas nas proteínas das glândulas sudoríparas, salivares e sebáceas que ficam retidas no pelo que, quando aspiradas, podem desencadear uma reação alérgica.

O que fazer? Banhos mais frequentes nos pets, especialmente naqueles que ficam mais tempo dentro de casa.

Ácaros

Os ácaros representam uma das principais causas de alergia no mundo e o seu reservatório predileto é a cama. A poeira retida no ambiente doméstico também pode provocar reações como espirro, tosse seca, coceira no nariz e nos olhos, dentre outros sintomas.

O que fazer? As capas impermeáveis para colchões, travesseiros e sofás ajudam muito na limpeza dos cômodos; mantenha sempre os ambientes arejados e limpos.

Alergia alimentar

Os alimentos que costumam provocar reações alérgicas são: leite, trigo, soja, amendoim e camarão. Para quem é alérgico aos itens é fundamental sempre prestar atenção nos rótulos e composições dos alimentos, pois até os seus derivados podem desencadear reações alérgicas.

O que fazer? Excluir da dieta todos os alimentos e seus derivados que podem provocar reação alérgica.

Alergia medicamentosa

Alguns medicamentos podem provocar reações alérgicas graves. Por isso, é importante sempre fazer o teste de alergia antes de iniciar um tratamento, especialmente quando é prescrito o uso de determinados anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos.

O que fazer? Realizar os testes de alergias antes de começar um tratamento e seguir as orientações médicas.