Com o clínico geral Antonino Eduardo Neto
Basta cair a temperatura para aumentar a circulação de vírus respiratórios. Por causa dessa associação é fundamental reforçar o sistema imunológico no inverno, como forma de prevenir as doenças comuns nesse período do ano. Um dos nutrientes que melhor cumpre esse papel é a Vitamina D, produzida no organismo na forma da vitamina D3 (colecalciferol) por meio da exposição ao sol. No inverno as pessoas tendem a ficar menos expostas aos raios solares, o que pode contribuir para a redução do estoque dessa vitamina no corpo. Uma das formas para melhorar a taxa desse hormônio corporal é a suplementação.
Ao ser absorvida pela pele durante o contato com a luz solar, além do reforço do sistema imunológico, a Vitamina D proporciona uma série de benefícios à saúde: fortalecimento dos ossos e articulações, combate aos processos inflamatórios, melhoria da saúde muscular e prevenção da pressão alta, gripes e resfriados.
O médico explica que a redução da Vitamina D no corpo pode acarretar alterações ósseas, como a osteoporose. “É importante ficar alerta aos sinais de deficiência da vitamina D. Quando a pessoa fica gripada ou resfriada constantemente, tem queda de cabelo e desânimo é fundamental passar por uma avaliação médica para que o especialista possa averiguar através de exames os níveis do nutriente e indicar a suplementação mais adequada para cada caso”, diz Antonino.
Além de ser fabricada pelo organismo através da exposição ao sol, a Vitamina D também pode ser obtida pelo consumo de determinados alimentos de origem animal, vegetais e fungos. As principais fontes do nutriente são os peixes gordurosos, como salmão, cavala, arenque e óleo de fígado de bacalhau, as leveduras e cogumelos. “A grande questão é que nem todos os dias ingerimos esses alimentos e, por isso, não conseguimos manter os níveis ideais da vitamina no organismo. A suplementação faz a reposição necessária ao corpo, garantindo saúde e bem estar. Mas só um médico pode avaliar o quadro e fazer esta indicação”, explica Antonino.