Com o angiologista Ricardo Brizzi
Este mês, acontece a campanha nacional Agosto Azul Vermelho, que tem como objetivo alertar a população sobre problemas vasculares, especialmente doenças cardiovasculares, aneurismas e suas complicações. E você sabe por que ele é representado pelas cores azul e vermelho? A escolha se deu pela representação das veias (azul) e das artérias (vermelho), geralmente ilustrada assim nos livros de Medicina. Este ano, o foco da campanha é justamente os diferentes tipos de aneurismas, suas complicações e a importância do diagnóstico, acompanhamento e tratamento.
“Os aneurismas são dilatações anormais das paredes arteriais, podendo ocorrer em vários locais do corpo, como no cérebro, tórax, abdômen e pernas. É uma doença silenciosa que é encontrada, às vezes, em outros exames não específicos”, explica o nosso angiologista e cirurgião vascular, Ricardo Brizzi. Ele ressalta que o problema pode causar dor forte ou persistente, náuseas e vômitos, frequência cardíaca acelerada e queda de pressão.
De acordo com o nosso angiologista, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, por isso, é importante estar atento a sintomas como dores em regiões específicas, inchaços abdominais, sensação de peso ou queimação nas pernas. “O paciente que é dislipidêmico, tem coronariopata, com histórico familiar de aneurisma e fumante, deve fazer um check up vascular, que consiste em um exame clínico e um ultrassom vascular abdominal para detecção e tratamento precoces”, salienta.
O especialista alerta que o acompanhamento médico é fundamental: “uma vez diagnosticado, o aneurisma precisa ser monitorado no tempo certo para evitar complicações como o rompimento do vaso sanguíneo. Se o aneurisma romper, pode causar uma hemorragia, deixando sequelas para vida toda.”
Por isso, não deixe para depois! Cuide da sua saúde vascular e faça exames regulares com um especialista. Lembre-se: prevenir é sempre o melhor remédio!