Com a cardiologista Inês Bissoli
Caminhar é uma atividade de baixo impacto para as articulações, mas que repercute de maneira significativa para a saúde, beneficiando o coração, o sistema imunológico, promovendo o equilíbrio corporal, a queima calórica e combatendo o acúmulo de gordura, consequentemente, contribuindo para o controle do peso. Uma nova pesquisa definiu outra vantagem da caminhada: prevenir a morte súbita. Para isso, são necessários 8 mil passos por dia, ou seja, caminhar cerca de 6,4 quilômetros/dia.
A médica intensivista e clínica do nosso hospital, Inês Bissoli, explica que a prática da caminhada moderada garante benefícios cardiovasculares quando realizada regularmente e seguindo a devida recomendação médica. “A nova pesquisa apontou que o ritmo da caminhada influencia no risco de morte por doenças cardiovasculares. Caminhar mais rápido traz mais benefícios adicionais do que lentamente”, comenta a médica.
De acordo com a nossa especialista, há muito já se estudava a quantidade exata de passadas para o bem-estar geral: “Agora se chegou a uma comprovação científica. A partir de 7 mil passos já há ganhos, mas o ideal é passar dos 8 mil”. No entanto, Inês Bissoli diz que essa meta pode ser progressiva. “Uma pessoa com baixo nível de atividade física pode ir aumentando seu objetivo aos poucos. Cada 500 passos adicionais já trazem benefícios para a saúde”, assegura.
Além de diminuir o risco de diabetes, câncer, pressão arterial e colesterol, a caminhada traz intrínsecos benefícios para a saúde do coração. “Um estudo da Harvard Medical School já mostrou que caminhar 21 minutos por dia, pode reduzir em 30% o risco de doenças cardíacas”, salienta a médica.
Para controlar os passos, Inês Bissoli diz que há inúmeros aplicativos e programas de contagem com o uso de smartwatch, pulseira com rastreador de passos, ou celular.
Conheça os 10 benefícios da caminhada:
1 – Diminui a pressão arterial e o colesterol;
2 – Reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer.
3 – Auxilia na perda de peso;
4 – Melhora a capacidade cognitiva;
5 – Diminui o estresse;
6 – Melhora o humor;
7 – Ajuda a regular o sono;
8 – Fortalece a musculatura;
9 – Melhora a circulação sanguínea;
10 – Ajuda na regulação da respiração.