Com Pedro Badim, ortopedista

A proximidade do final de ano gera aquela animação com as comemorações tradicionais ou com a viagem de férias. Seja qual for o motivo, nada pode atrapalhar o momento de descanso e lazer. Por isso, é importante adotar cuidados com a saúde ortopédica para evitar lesões, quedas, estiramento e dores musculares. Pedro Badim, chefe do setor de Ortopedia do nosso hospital, alerta que é muito comum nessa época do ano contusões e dores musculares em ‘atletas de verão’: “Algumas pessoas começam a fazer atividade física para se preparar para a comilança de fim de ano e outras querem ficar ‘turbinadas’ para as férias. Essa prática sem acompanhamento profissional acaba gerando problemas ortopédicos. O mais indicado é começar com uma atividade física moderada de baixo impacto, para fortalecer a musculatura e prevenir o desgaste das articulações”. 

Para finalizar 2023 e começar o ano com o ‘pé direito’, nosso especialista orienta alguns cuidados. Siga as 5 recomendações para a saúde ortopédica!

1 – Priorize sapatos confortáveis e antiderrapantes, sobretudo se passar o réveillon em local de praia ou celebrar a chegada do novo ano em uma festa animada. O sapato adequado ajuda a preservar músculos, ligamentos, tendões e articulações. Os sapatos altos e com saltos finos podem provocar lesões no tornozelo e nos pés, além de cansaço e desconforto. Uma boa opção é trocá-los pelo salto tipo ‘anabela’.

Mas é possível preparar os pés para as festividades. Durante o dia, faça alongamentos para ajudar a relaxar os músculos e melhorar a circulação. E durante as festas, não permaneça muitas horas em pé. Sente em uma cadeira ou sofá confortável, sempre que for possível.

2 – O corre-corre de fim de ano com as compras e preparativos das festas deixa muita gente estressada. Resultado: a tensão resulta em dores musculares. Faça alongamentos para relaxar. A bolsa de água quente por 20 minutos também ajuda.

3 – Para quem vai viajar no final de ano, é bom planejar o lazer ao começar a arrumar a mala. Há quem queira ‘levar a casa’ na mala, dependendo do local ou do tempo que ficar fora. Nessa hora, só se pensa em aproveitar os dias de descanso. Mas lembre-se, a sua coluna precisa estar em boas condições de saúde. Para não ter problemas, o mais recomendável é dividir o peso e levar várias bolsas ou malas. Ao transportar malas e objetos, utilize as duas mãos e flexione o joelho ao pegar um peso do chão, isso ajuda a aliviar o sobrepeso na coluna.

4 – O longo percurso de viagem pode provocar dores no corpo, especialmente no pescoço e lombalgias. Procure ficar mais ereto e use apoios lombares e cervicais. Alongar a cada duas horas de viagem também ajuda a evitar as dores. Não fique no ônibus nas paradas. Aproveite para descer, alongar e caminhar um pouco para o sangue circular. Se for viajar de avião, mesmo na poltrona, movimente joelhos, tornozelos e dedos dos pés; não sente de pernas cruzadas e caminhe de vez em quando pelo corredor da aeronave, quando permitido.

5 – No fim do ano é comum as pessoas ligarem ou mandarem mensagens de bom desejo para familiares e amigos. Longas horas no celular pode provocar torcicolo e muitas dores na região do pescoço. Repouso, bolsa de água quente, analgésicos simples e massagem leve na região ajudam na recuperação. Se o problema persistir, procure um especialista.