Com o endocrinologista Maurício Forneiro

As festas de Natal e Ano Novo representam um momento de celebração entre familiares e amigos. Em meio às comemorações, é preciso não se descuidar da saúde.

As comemorações são repletas de tradição, inclusive as alimentares. Na ceia, peru, pernil, lentilhas, panetones, rabanada, salpicão, bacalhau, entre outros.  “Os pratos são saborosos e fartos, mas também devem ser frescos e leves, pois estaremos em pleno verão de altas temperaturas. Portanto, a dica é coma com equilíbrio!”, diz o nosso clínico geral e mestre em Endocrinologia, Maurício Forneiro. Ele alerta que o consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado. De acordo com o nosso especialista, o exagero pode levar a desidratação, retenção de líquidos e riscos para a saúde cardiovascular: “Além disso, o álcool e a ingestão de alimentos gordurosos podem sobrecarregar o fígado, prejudicando o processamento dos alimentos e a digestão.” O médico diz ainda que é preciso estar atento à conservação dos alimentos para não ter intoxicação, diarreia ou vômitos. 

Outro aspecto a observar é o ganho de peso que pode ocorrer após as festas de final de ano. Para não engordar, a dica é, além de atividade física regular que muita gente interrompe neste período de fim de ano, manter a hidratação em dia e não abusar de carnes vermelhas, massas e sobremesas na ceia. “Prefira uma alimentação saudável, rica em vitaminas, fibras e minerais, com a ingestão de legumes, verduras e frutas, além de carnes magras”, recomenda o nosso especialista.

Além do físico, é preciso estar atento à saúde mental. Tudo porque o período de final de ano é considerado conturbado para algumas pessoas e pode gerar cansaço físico e mental. “Não se cobre demais! Aproveite os dias de folga para relaxar e descansar. Mas se a rotina de trabalho continuar, as tarefas devem ser realizadas, sem estresse ou ansiedade. Nesse sentido, a qualidade do sono é essencial, pois ajuda a manter a imunidade em dia e afastar o mau humor e a dificuldade de concentração, garantindo o bem-estar, durante esse período de comemorações”, orienta o médico. 

Siga as recomendações e tenha um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!