Com o cardiologista Sérvio Túlio
A insuficiência cardíaca é uma condição que afeta a capacidade do órgão bombear sangue de forma adequada para atender às necessidades do organismo. Os sintomas clássicos da doença são: falta de ar, inchaço e dificuldade para realizar tarefas cotidianas. A enfermidade afeta principalmente indivíduos acima dos 60 anos, sendo a terceira causa de internação desse público.
O impacto da insuficiência cardíaca na expectativa de vida dos pacientes é expressivo. “Os estudos nos revelam que após o diagnóstico, cerca de 50% dos pacientes podem morrer em até cinco anos, sendo que nos casos graves esse período pode ser reduzido a um ano. Mas a boa notícia é que, se o tratamento adequado for iniciado na fase inicial da doença, é possível reverter o quadro e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, conta o nosso cardiologista, Sérvio Túlio.
O especialista comenta que as principais medidas preventivas da condição estão no controle da hipertensão, do diabetes e do colesterol alto. “Esses problemas de saúde, se não monitorados e controlados, podem levar a infartos e obstruções nas coronárias, que são as causas mais comuns da insuficiência cardíaca”, diz o nosso médico.
Além das consultas regulares aos especialistas, Sérvio Túlio enfatiza que a adoção de hábitos saudáveis também ajuda na prevenção da doença. “Uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são duas medidas que devem ser incorporadas à rotina, já auxiliam na prevenção de muitos problemas de saúde, principalmente àqueles associados ao coração”, destaca o cardiologista.