Com a pneumologista Camilla Miranda

Graças ao fenômeno La Niña, com início entre julho e agosto, o inverno fluminense será marcado por temperaturas acima da média este ano, alternando com quedas bruscas no fim da estação, de acordo com a previsão da Climatempo. As oscilações climáticas podem levar a um problema de saúde: as alergias.

“A variação de temperatura pode ser gatilho para as alergias respiratórias e cutâneas, que tendem a se intensificar, principalmente a rinite alérgica, que ataca as vias aéreas superiores, e a asma alérgica, que compromete as vias aéreas inferiores. Tem ainda a dermatite atópica, que é uma forma de alergia cutânea crônica que também pode se agravar com essas mudanças, por conta do uso de tecidos sintéticos no frio”, explica a pneumologista do Hospital Badim, Camilla Miranda.

Para evitar o agravamento das alergias, a especialista recomenda hábitos simples, mas eficazes, como manter a boa hidratação, limpeza e a ventilação dos ambientes para evitar o acúmulo de poeira e ácaros. Controlar o uso de ar-condicionado e aquecedores é outra dica, pois podem aumentar a circulação de alérgenos no ambiente. O acompanhamento médico para adequar o tratamento de acordo com cada caso é outra medida importante. “É fundamental ter consciência que o uso de medicamentos para alívio sintomático não resolve o problema de forma definitiva. Há necessidade da terapia profilática, prescrita pelo especialista, com foco nos sintomas e para melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, afirma a médica.

Diferença entre alergia e infecção viral

Um dos desafios enfrentados pelos pacientes é distinguir alergias e infecções virais. “Enquanto as infecções virais apresentam sintomas como febre e dor no corpo, as alergias como rinite manifestam-se com obstrução nasal, coriza e coceira nos olhos ou nariz”, comenta Camilla.
A pneumologista destaca a importância da avaliação médica para a definição do tratamento mais adequado e a boa recuperação do paciente. Manter a carteira de vacinação em dia também está entre as medidas de prevenção.