Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, equipe multiprofissional, infraestrutura completa e a adoção de protocolos que agilizam o atendimento. Assim é a emergência do nosso hospital, que acaba de passar por uma reestruturação para melhorar ainda mais o atendimento a quem chega na unidade.

Bruno Bussade: a interação entre o atendimento médico na emergência e os exames complementares fazem a diferença na agilidade e assertividade do caso

“O atendimento no setor de emergência se baseia no atendimento médico e em exames complementares. A interação e a proximidade entre este setor e os de apoio diagnóstico fazem toda diferença na agilidade e assertividade do atendimento aos pacientes”, diz o cardiologista Bruno Bussade, um dos coordenadores da Emergência do Hospital. O setor também adotou recentemente um novo fluxo de atendimento: “todos os pacientes primeiro são avaliados pela enfermagem na Classificação de Risco e só posteriormente passam pela recepção para realização do cadastro. Com isso conseguimos priorizar o atendimento de pacientes potencialmente mais graves”, completa. A mudança vem agradando quem procura a unidade, como aponta nossa pesquisa interna com os pacientes. “Levei minha mãe de 86 anos para a emergência e fomos prontamente atendidas com agilidade por toda a equipe. Foi um excelente atendimento”, relatou I.D.S. à nossa Ouvidoria. Outra pessoa que descreveu sua satisfação foi M. Z. B.: “Nos dois dias em que estive na emergência, fui atendida com humanidade, atenção e dedicação”. Os nomes foram omitidos em respeito à preservação da identidade pessoal.

Sala de medicamentos da Emergência

A organização, a composição e a especialização da equipe também são diferenciais na escolha de um atendimento de emergência. No Hospital Badim, o serviço conta com emergências Geral (Adultos) e Ortopédica, médicos clínicos e ortopedista, profissionais de enfermagem, técnico de imobilização e coletores de laboratório de plantão, além de uma ampla gama de especialistas de sobreaviso para atendimentos especializados e cirurgias e, ainda, uma completa infraestrutura composta por recepção, cinco leitos de observação, dois leitos de grande emergência, 20 poltronas para medicação, três consultórios, salas de classificação de risco, de medicação, de curativos, além de sala de imobilização e de trauma. “Essa grande estrutura permite otimizar a assistência por meio de esforços que reduzem agravamento, sequelas e letalidade, minimizando risco, aumentando a atenção às prioridades, respeitando as leis e garantindo maior conforto a todos os assistidos”, observa nosso gerente assistencial, o enfermeiro Márcio Bastos.

Agilidade e efetividade

Márcio Bastos: “Essa grande estrutura permite otimizar a assistência por meio de esforços que reduzem agravamento, sequelas e letalidade”

Há um provérbio antigo que diz que ‘tempo é dinheiro’. No caso de uma instituição de saúde, a máxima adequada é ‘tempo é vida’. E no Hospital Badim a reestruturação do atendimento na emergência e a adoção de protocolos de dor torácica, sepse e acidente vascular encefálico (AVE) podem salvar vidas. “Em casos como o AVE ou infarto agudo do miocárdio, o atendimento imediato com o reconhecimento rápido da patologia e encaminhamento para o tratamento definitivo mudam completamente o prognóstico dessas doenças”, assegura o cardiologista Bruno Bussade.

São práticas como estas que garantem que variados momentos da vida sejam tranquilos, como a época de fim de ano em que os excessos das celebrações muitas vezes levam a acidentes domésticos e mal-estar. Como descreve nosso gerente assistencial, “o tempo de resposta da nossa equipe diante das necessidades dos nossos pacientes é muito rápido, independente de qual seja a conduta necessária, buscamos sempre os melhores resultados. Então, independente das datas, nossa equipe já está preparada. Ficamos à disposição, sempre a postos”, afirma Márcio Bastos.