Quando um procedimento cirúrgico é solicitado pelo seu médico, um processo para que sua realização seja autorizada é iniciado. O empenho de cada colaborador é máximo para que o trâmite entre a chegada do pedido e a autorização do convênio seja o mais veloz possível. Para tornar esta meta ainda mais atingível, o Hospital Badim reorganizou a execução e contratou uma plataforma para gerenciar, agilizar e dar mais transparência aos pedidos – em torno de 400 por mês.

Equipe de Autorização de Procedimentos em ação

As solicitações são analisadas por uma equipe que trabalha para evitar recusas, que podem ser totais ou parciais por questões técnicas, administrativas ou contratuais. Gisele Resende, supervisora de Autorização e Agendamento do hospital, explica: “O Hospital Badim tem parceria com inúmeras operadoras de saúde. Cada uma tem suas peculiaridades. Trabalhamos para que todos da equipe tenham ciência do funcionamento, mapeando, checando dificuldades para aparar arestas e alcançar a excelência. Buscamos acelerar o processo, ganhar tempo no serviço do hospital e consequentemente no prazo da operadora. Todo o processo já começa dentro da consulta. Precisamos que todos se adequem seguindo as especificações contratuais”.

Os colaboradores da Central de Autorização recebem documentos enviados dos consultórios através do email autorizacoesdeguias@badim.com ou do sistema Neoh de agendamento cirúrgico: carteirinhas, pedido médico informando os códigos, laudos de exames, relação de materiais especiais (OPME) – necessários para o ato cirúrgico e a descrição do procedimento para pré-autorização de cirurgias eletivas. Todo pedido de autorização de cirurgias deverá ser analisado pelas operadoras no prazo de 21 dias, de acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS. Caso o paciente deseje informações acerca do andamento do processo de autorização, pode entrar em contato, através do email: statuscirurgia@badim.com.br.

Gisele conta que toda documentação é inserida nos portais de cada operadora de acordo com as regras das empresas. “Detalhes como carimbo, assinatura e data são essenciais. Os pedidos também devem incluir a listagem de materiais a serem utilizados, entre outros itens”, observa. 

Centro Cirúrgico do Hospital Badim

“São mais de 40 operadoras, cada uma com seus subtipos, checklists e códigos próprios, a maior parte realiza a análise pelo portal do sistema ou por e-mail. Após a inserção das informações, começa a contagem do prazo. Tudo começa no envio da documentação completa para que seja realizado o processo com agilidade e o atendimento ao paciente seja satisfatório. O tempo de análise também varia de acordo com cada escopo de operadora. Pode haver autorização parcial, exigindo nova inclusão de documento ou informação, atualização de relatório e prazos”, descreve Gisele.

Concedida a autorização, o procedimento é então agendado. O consultório médico informa o paciente, que se prepara para a cirurgia. Começa um outro processo, para que o procedimento ocorra com sucesso. Entram em cena outras equipes do hospital. Todos os profissionais, coordenados, trabalham dedicados para alcançar o melhor resultado para o nosso paciente. Esse é o nosso objetivo maior, sempre.