É um setor do Hospital no qual atuam diversas especialidades, entre elas a Cardiologia Intervencionista, que diagnostica e trata a doença coronariana, quando há um bloqueio parcial ou total do suprimento de sangue nas artérias causado pelo acúmulo de placas de gordura, podendo levar à angina e ao infarto agudo do miocárdio. “Esse é o principal problema atendido no setor e nós atuamos fazendo cateterismos e angioplastia com implantes de stents”, explica o cardiologista intervencionista Cesar Medeiros, coordenador do serviço de Hemodinâmica do nosso hospital.

César Medeiros: “Nossa equipe da Cardiologia Intervencionista é composta por 4 médicos, todos habilitados pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, além de cardiologistas especializados em arritmias e implante de marcapassos, cirurgiões vasculares, neurointervencionistas, radiointervencionistas e anestesistas”.

Medeiros explica que o cateterismo cardíaco é recomendado quando não há resposta ao tratamento medicamentoso ou quando se julga que a doença coronariana é de alto risco. “Há ainda os casos de tratamento do infarto agudo do miocárdio, quando o procedimento é feito de emergência, para a abertura da artéria coronária relacionada ao evento. O atendimento do infarto exige uma estrutura que funcione 24h por dia, durante 7 dias na semana, como temos aqui no Badim. Há enfermagem de plantão no local e médicos e técnicos de radiologia em regime de sobreaviso”, salienta o especialista. De acordo com dados do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 30% das mortes registradas anualmente no país.

Também são realizados no setor de Hemodinâmica intervenções em defeitos cardíacos congênitos, tratamento de arritmias e intervenções em áreas não-cardíacas, como as artérias carótidas e renais, entre outras. “Além disso, a indicação para intervenção nas válvulas cardíacas, como o implante de próteses como o TAVI, que substitui a válvula aórtica doente por uma nova, tem aumentado muito e hoje é bastante frequente”, observa o especialista.

 

Diferencial

Nossa sala de hemodinâmica é completa, equipada com um angiógrafo digital de última geração, com sistema detector de imagem de alta precisão e com a capacidade de fusão de imagens de tomografia. “Contamos também com equipamentos que fornecem imagens intravasculares e permitem a avaliação da fisiologia coronariana”, salienta o especialista.

Além disso, o setor conta com equipe de enfermagem especializada, composta por uma enfermeira coordenadora e técnicos de enfermagem plantonistas. “Todos os procedimentos são acompanhados por técnicos de radiologia que manejam o angiógrafo e processam as imagens adquiridas. A equipe da Cardiologia Intervencionista é composta por 4 médicos, todos habilitados pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, além de cardiologistas especializados em arritmias e implante de marcapassos, cirurgiões vasculares, neurointervencionistas, radiointervencionistas e anestesistas”, destaca o médico.