
Roberta Campos, coordenadora do nosso serviço de Nutrição: “a alimentação é parte essencial do cuidado e traçamos um plano nutricional feito sob medida para cada paciente”.
Quem disse que comida de hospital tem que ser insossa? Aqui no Hospital Badim, provamos que a alimentação não precisa ser sem graça. Além de ser gostosa, a nutrição tem um papel fundamental de apoio na recuperação dos pacientes internados. A coordenadora do nosso serviço de Nutrição Hospitalar, Roberta Campos, dá a receita do sucesso: “a alimentação é parte essencial do cuidado e traçamos um plano nutricional feito sob medida para cada paciente. E, para deixar a comida bem gostosa, usamos temperos naturais e frescos, alho, cebola, salsa, cebolinha, coentro, hortelã, alecrim, com um toque especial: o cuidado personalizado e a atenção que são transmitidos através dos alimentos pelos nossos colaboradores”.
Roberta destaca alguns benefícios do plano nutricional individualizado: “a nutrição adequada pode reduzir o tempo de internação e as complicações, além de fortalecer o sistema imunológico. E isso impacta positivamente na qualidade de vida do paciente no pós-alta”, afirma ela. Ela acrescenta que a seleção correta de alimentos pode auxiliar na cicatrização de feridas e até na manutenção da massa muscular do paciente.
O planejamento nutricional começa no momento da admissão. “A equipe de nutrição conversa com o paciente, para conhecer suas preferências e saber se tem alguma intolerância ou alergia”, conta Roberta. A partir daí, os cardápios são elaborados, levando em consideração o estado clínico e as necessidades de cada um. O processo envolve nutricionistas, médicos e toda equipe multidisciplinar, além da equipe da cozinha hospitalar. “Aqui no Badim, comida de hospital é sinônimo de acolhimento, sabor e vida com mais saúde”, conclui Roberta.