Com Guilherme Cotta, cirurgião bariátrico
Bateu aquela fome e com ela vem a pergunta: é fome mesmo ou vontade de comer? As duas necessidades têm características bem distintas e específicas e saber diferenciá-las pode ajudar a realizar escolhas mais acertadas no dia a dia, mantendo o autocontrole e fazendo toda a diferença na saúde.
A fome é um mecanismo de sobrevivência do organismo, que sinaliza a carência de alimentos. Quando se está com fome, qualquer comida supre essa necessidade, por isso não há relação com alimentos específicos. Ela surge de maneira gradativa e é saciada imediatamente após a ingestão de comida.
Já a vontade de comer, ou apetite, é o conhecido “comer com os olhos”. Se resume ao desejo de comer algo, normalmente específico, que aparece de forma súbita, podendo gerar culpa e arrependimento. A sensação de saciedade vem, geralmente, quando o alimento desejado é consumido.
“A vontade de comer está diretamente relacionada ao desejo, ao emocional e não à necessidade do organismo. É quando a gente pensa: ‘Eu preciso de um doce’. O problema é que, em excesso, essa vontade gera um descontrole que pode levar à obesidade e a diversas doenças graves”, ressalta o cirurgião bariátrico Guilherme Cotta.
Obesidade: problema de saúde pública
Em todo o mundo, o crescimento da obesidade vem se tornando um problema de saúde pública. A última pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde sobre o assunto mostrou que 18,9% da população está obesa e o sobrepeso atinge mais da metade dos brasileiros (54%). Um dos tratamentos disponíveis é a cirurgia bariátrica, indicada para casos de obesidade severa. O Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza esse tipo de procedimento – cerca de 80 mil por ano.
O Hospital Badim conta com um serviço de referência na área, que realiza cirurgia por videolaparoscopia. O Núcleo de Tratamento da Obesidade Mórbida (Nutom) reúne uma equipe multidisciplinar formada por cirurgião, nutricionista, endocrinologista, clínico, fisioterapeuta e psicólogo, que, juntos, oferecem atendimento completo. Saiba mais aqui.
Veja algumas dicas para evitar que o apetite saia de controle:
– Comer devagar ajuda na sensação de saciedade;
– Se alimentar a cada 3hs evita sentir fome;
– Alimentos com muita água, proteína e fibras, como legumes, frutas e cereais integrais, preenchem mais o estômago;
– Sentiu vontade de comer? Ingira pequenas quantidades do alimento desejado e compense a ingestão de calorias em excesso com atividades físicas;
– Estar em dia com o sono mantém os níveis de leptina corretos, diminuindo o apetite.