Com Guilherme Cotta, cirurgião

O ganho de peso é um dos diversos males trazidos pela pandemia. Um estudo recente feito por um grupo de especialistas no Rio comprovou esse dado: mais de 20% dos cariocas ganharam, em média, 3 quilos durante os três primeiros meses de isolamento social. A última pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, mostrou que os cariocas já vinham engordando antes da pandemia. Em 2014, 54,4% deles tinha sobrepeso e 19,4% eram obesos. No ano passado, o mesmo levantamento revelou que esses números cresceram para 57% e 21,7%, respectivamente.

A cirurgia bariátrica é um dos tratamentos mais eficazes para a obesidade severa e o Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza esse tipo de procedimento – cerca de 80 mil por ano. O Hospital Badim conta com um serviço de referência na área, o Núcleo de Tratamento da Obesidade Mórbida, que realiza a cirurgia por videolaparoscopia. O serviço reúne uma equipe multidisciplinar formada por cirurgião, nutricionista, endocrinologista, clínico, fisioterapeuta e psicólogo, que, juntos, oferecem atendimento completo.

“Um estudo americano mostrou que uma pessoa que consegue eliminar 10 pontos de Índice de Massa Corporal ganha mais 10 anos de vida. E todos nós queremos ganhar mais tempo de vida com qualidade. É isso que a cirurgia bariátrica, quando feita da forma e com o acompanhamento corretos, consegue oferecer ao paciente”, comenta o cirurgião Guilherme Cotta.

A cirurgia bariátrica é, de forma geral, um procedimento seguro para pacientes que precisam reverter casos de obesidade grave. Existem diferentes técnicas para realizar a cirurgia, mas, independente de qual seja a escolhida, o paciente deve estar ciente de que sua vida passará por mudanças significativas após a intervenção.

Diminuir a ingestão de alimentos e manter a dieta recomendada pelos médicos, incluindo a suplementação, aumentar a hidratação, priorizando o consumo de água, sucos naturais e água de coco, manter sob controle possíveis doenças associadas à obesidade, como diabetes, colesterol e hipertensão, e respeitar o período para iniciar ou retomar as atividades físicas são alguns dos cuidados fundamentais para garantir um desfecho positivo da cirurgia bariátrica.

Saiba mais sobre esse procedimento aqui.