Laser: as inovações no tratamento de varizes

Quando se fala em saúde venosa, as varizes estão entre os problemas mais comuns e que interferem na qualidade de vida ou na estética corporal. Com o avanço tecnológico na área de angiologia, uma solução altamente eficiente despontou para esse tipo de tratamento: o laser. No Hospital Badim, essa técnica minimamente invasiva em procedimentos cirúrgicos, principalmente nos casos de doenças nas veias safenas, tem sido utilizada com sucesso.

O cirurgião vascular, Ricardo Brizzi, comenta os avanços nos tratamentos de varizes

“A principal vantagem do uso do laser em cirurgias venosas é sua capacidade de tratar a veia doente sem a necessidade de retirá-la”, destaca o nosso angiologista e cirurgião vascular, Ricardo Brizzi. O especialista explica que “o tratamento tradicional envolve a remoção cirúrgica da veia safena, o que exige incisões e gera traumas ao longo da região venosa. Esse método, apesar de eficaz, causa dores pós-operatórias, hematomas e um tempo de recuperação mais prolongado”.

Já com o uso do laser, o cenário é bem diferente, já que essa nova técnica utiliza uma fibra fina introduzida na veia através de uma pequena punção guiada por ultrassom. “O laser é acionado para aquecer a área afetada, provocando uma reação inflamatória controlada que fecha o vaso doente. A circulação sanguínea, por sua vez, é redirecionada para outras veias saudáveis, sem a necessidade de remover a safena”, descreve o médico.

O método tem como maior benefício a recuperação mais rápida e menos dolorosa. “O paciente pode caminhar poucas horas após a cirurgia e retomar suas atividades normais em muito menos tempo do que com o método tradicional”, comenta o especialista. Além disso, ao evitar cortes e traumas maiores, o laser reduz os riscos de hematomas, permitindo um pós-operatório mais confortável.

O serviço de Angiologia do Hospital Badim vem buscando reverter tratamentos complexos em procedimentos mais simples e eficientes, tendo em vista atender as reais necessidades dos seus pacientes. “Além de minimizar vários inconvenientes no pós-operatório da cirurgia convencional das varizes, o laser permite à pessoa retornar em muito pouco tempo às suas atividades habituais. Geralmente, em 10 dias o paciente consegue voltar à sua rotina, se a recuperação ocorrer como planejada. Esse fator é muito importante, porque impacta em questões de trabalho e pessoais”, avalia o nosso cirurgião vascular.